Cirurgia da Cabeça e do Pescoço
O que é:

É uma especialidade cirúrgica focada no tratamento de doenças que afetam a região do pescoço, face e base do crânio (parte da cabeça abaixo do crânio, inclusive a área dos olhos) e também tumores de pele dessas regiões. Os médicos que atuam nessa área precisam ter primeiro uma especialização em Cirurgia Geral ou em Otorrinolaringologia e depois uma formação específica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Os cânceres representam a grande maioria dos casos tratados pela especialidade. Eles incluem os tumores da tireoide, da cavidade oral (que começa nos lábios), da nasofaringe (parte de trás do nariz), orofaringe (que envolve a base da língua; o palato mole, que é a parte mole do teto da boca; as amígdalas; as partes lateral e posterior da garganta, hipofaringe (última parte da faringe antes de começar o esôfago cervical), laringe (onde se localizam as cordas vocais) e seios paranasais da face, além das órbitas (região dos olhos) e base do crânio.
A Cirurgia de Cabeça e Pescoço também cuida de outras moléstias benignas, como as laringites, demais doenças da tireoide, como os nódulos não cancerígenos, e algumas doenças congênitas do pescoço (doenças que se apresentam no nascimento, a exemplo de alguns cistos).
No caso da cirurgia de cabeça, ela pode ser feita para tratar, por exemplo, os tumores que surgem no couro cabeludo. No entanto, essa especialidade médica não trata de condições que afligem o cérebro e o sistema nervoso, uma vez que essas regiões são de responsabilidade da neurologia.

Quando procurar
Os seguintes sinais e sintomas recomendam procurar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, principalmente se a pessoa for fumante ou consumidora de bebidas alcoólicas:

Aparição de aftas e lesões dolorosas nas mucosas que se prolongam por mais de três semanas.
Alterações na voz, como rouquidão persistente (que dure mais de um mês).
Dificuldade de engolir ou dor ao engolir.
Abaulamentos (caroços) no pescoço, especialmente se forem indolores e estiverem aumentando de tamanho.

Exames:

Os exames que mais costumam ser realizado são:

  • laringoscopia;
  • nasofibrolaringoscopia;
  • ressonância magnética;
  • sialoendoscopia;
  • tomografia;
  • ultrassonografia.
Abrir WhatsApp
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?