É uma especialidade médica que atua nos problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta, incluindo os seios da face, alterações na deglutição e na voz, alergias respiratórias entre outros.
A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que acometem estas estruturas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.
Os sinais e sintomas mais comuns de doenças otorrinolaringológicas são:
- Obstrução nasal
- Dor de cabeça (cefaléia)
- Dor na face
- Secreção nasal
- Sangramento nasal (epistaxe)
- Dificuldade auditiva/surdez
- Zumbido
- Tontura
- Secreção no ouvido (otorréia)
- Sangramento no ouvido (otorragia)
- Dor de ouvido (otalgia)
- Dor de garganta
- Rouquidão (disfonia)
- Rinites
- Sinusites
- Desvio do septo nasal
- Polipose nasal
- Distúrbios do sono (apnéia)
- Diminuição da acuidade auditiva/surdez
- Otites
- Amigdalite/faringite
- Paralisia facial
- Distúrbios da deglutição
- Alterações das pregas vocais
- Distúrbios do labirinto
Existem diversos exames que podem ser solicitados por esse profissional, com grande parte deles sendo simples e indolor. Em casos de perda de audição, problemas no tímpano, tontura, labirintite, podem ser feitos os exames de audiometria tonal e vocal, imitanciometria ou impedanciometria, o de vectoeletronistagmografia (VENG) e o exame otoneurológico.
Quando o diagnóstico envolve problemas relacionados ao nariz (desvio de septo, rinite, sinusite e hipertrofia de adenoide), o otorrinolaringologista pode solicitar três tipos de exames, que são a nasofibrolaringoscopia, a videonasofibrolaringoscopia e tomografia.
Se o problema estiver relacionado com a garganta e as cordas vocais, são pedidos exames de laringoscopia indireta ou de laringoestroboscopia.