
É uma especialidade médica que atua nos problemas relacionados ao sistema nervoso, incluindo o cérebro, medula espinhal, nervos periféricos e músculos. O neurologista trata desde dores de cabeça até doenças neurodegenerativas complexas.
A avaliação do Neurologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o sistema nervoso. O tratamento pode ser tanto clínico quanto cirúrgico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.
Os sinais e sintomas mais comuns de doenças neurológicas são:
- Dores de cabeça (cefaleia e enxaqueca)
- Tonturas e vertigens
- Convulsões e epilepsia
- Tremores
- Perda de memória
- Dificuldades de coordenação
- Formigamentos e dormências
- Fraqueza muscular
- Distúrbios do sono
- Alterações da fala
- Problemas de equilíbrio
- Doença de Parkinson
- Doença de Alzheimer
- Esclerose múltipla
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Neuropatias periféricas
- Miastenia gravis
- Distúrbios do movimento
- Síndrome do túnel do carpo
Existem diversos exames que podem ser solicitados por esse profissional, com grande parte deles sendo simples e indolor. Em casos de perda de memória, alterações cognitivas, podem ser feitos os exames de neuroimagem, eletroencefalograma ou impedanciometria, e de eletroneuromiografia (ENMG) e o exame neurológico.
Quando o diagnóstico envolve problemas relacionados ao sistema nervoso (desvio de septo, rinite, sinusite e hipertrofia de adenoide), o neurologista pode solicitar tais tipos de exames, que são a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e polissonografia.
Se o problema estiver relacionado com a coordenação motora e as funções cognitivas, são pedidos exames de neuroimagem ou de eletroencefalograma.