
É uma especialidade médica que atua nos problemas relacionados às articulações, músculos, ossos e tecidos conectivos, incluindo doenças autoimunes e inflamatórias. O reumatologista trata desde dores articulares até doenças sistêmicas complexas.
A avaliação do Reumatologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o sistema musculoesquelético. O tratamento pode ser tanto clínico quanto com medicamentos imunossupressores, dependendo da doença e de cada caso especificamente.
Os sinais e sintomas mais comuns de doenças reumatológicas são:
- Artrite reumatoide
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Fibromialgia
- Artrose (osteoartrite)
- Gota
- Espondilite anquilosante
- Síndrome de Sjögren
- Esclerose sistêmica (esclerodermia)
- Polimialgia reumática
- Vasculites
- Síndrome antifosfolípide
- Dermatomiosite/polimiosite
- Dor nas costas crônica
- Tendinites e bursites
- Síndrome do túnel do carpo
- Osteoporose
- Febre reumática
- Artrite psoriásica
- Doenças do tecido conectivo
Existem diversos exames que podem ser solicitados por esse profissional, com grande parte deles sendo simples e indolor. Em casos de dor articular, inflamação, podem ser feitos os exames de sangue específicos, radiografias ou ultrassonografia, e de densitometria óssea e o exame clínico detalhado.
Quando o diagnóstico envolve problemas relacionados às articulações e tecidos conectivos (artrite, lúpus, fibromialgia), o reumatologista pode solicitar tais tipos de exames, que são os exames laboratoriais específicos, a ressonância magnética e ultrassonografia articular.
Se o problema estiver relacionado com as articulações e músculos, são pedidos exames de imagem e exames laboratoriais para marcadores inflamatórios.