Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica consiste no aperfeiçoamento da cirurgia laparoscópica e demanda demasiada técnica do profissional. Pode-se realizar cirurgias complexas, e ao mesmo tempo delicadas, que poderiam ser difíceis ou impossíveis por outros métodos. Há um controle preciso da cirurgia e uma visualização magnificada das estruturas.

Como funciona o robô?

Considerada uma cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia robótica é realizada por meio de instrumentos especiais controlados por braços robóticos. Estes finos instrumentos são introduzidos até o local cirúrgico através de pequenas incisões no abdome. O cirurgião permanece sentado no console ao lado do paciente durante toda a cirurgia, de forma ergonômica e confortável, de onde ele controla toda a plataforma robótica. O robô interpreta os movimentos dos dedos e do punho do cirurgião, transformando-os em um movimento cirúrgico extraordinariamente preciso no campo operatório.

Quais as aplicações da Cirurgia Robótica na medicina?

A Cirurgia Robótica começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000, sendo que no Brasil já completamos 14 anos do uso do robô, desde a primeira cirurgia realizada em 2008. Diversas especialidades usam a plataforma, desde a Urologia, Cirurgia Do Aparelho Digestivo, Ginecologia, Cirurgia Torácica e Cardíaca, entre outras. Contamos com mais de 80 robôs no Brasil, já tendo sido realizadas mais de 30 mil cirurgias.

O Robô opera sozinho?

Não, o robô definitivamente não faz nada sozinho. Todos os movimentos são controlados pelo cirurgião principal, que se senta em um console e, por meio de um monitor 3D, que aumenta de 10 a 15X a imagem, ele consegue visualizar o interior do paciente, sendo que ele controla os movimentos das pinças do robô por um joystick, algo parecido com um “Controle de Videogame”.

A Cirurgia Robótica pode ser utilizada em qualquer cirurgia da Urologia?

Há uma ampla gama de cirurgias de próstata, rim, bexiga, testículos, ureter, útero, nas quais se podem aplicar o método, sendo que as Prostatectomias para tumores de próstata e as Nefrectomias para tumores renais são as principais cirurgias realizadas na urologia. O mais importante é que o paciente seja avaliado por um especialista e que a cirurgia, seja ela qual for, possa ser realizada pelo método com o qual o profissional tenha maior experiência e melhores resultados.

Quais são os benefícios da Cirurgia Robótica?

  • Qualidade da imagem em 3D e liberdade de movimentos em 360º, que dão alto nível de precisão e liberdade para o procedimento
  • Imagem Full HD que traz dimensão de profundidade
  • Menor sangramento e menor chance de transfusões sanguíneas
  • Menor dor no pós-operatório
  • Menor tempo de hospitalizaçãoDiminuição da dor e do uso de medicações analgésicas
  • Retorno mais precoce às atividades normais do dia-a-dia
  • Frequentemente propiciam um melhor desfecho clínico global
  • Cicatrizes menores, de 5 a 8mm
  • Menor taxa de complicações, como infecção de sitio cirúrgico, por exemplo

Quais as limitações na utilização desse tipo de cirurgia?

A maior limitação ainda reside nos custos do uso desse tipo tecnologia. Nos EUA, mais de 90% das Prostatectomias para Câncer de Próstata já são realizadas por esse método. No Brasil, tem crescido a cada ano o número de hospitais que estão adquirindo o robô, além de existirem novos robôs sendo desenvolvidos, fatos tem barateado o acesso ao método. Além disso, alguns planos oferecem coberturas ou sistema de reembolso que permite a realização da cirurgia pelo método.

E quanto custa uma Cirurgia Robótica?

A Cirurgia Robótica tem se tornado cada vez mais acessível aos pacientes. No começo, os custos era muito altos, porém com novas tecnologias, com maior competitividade, os valores tem abaixado. Os valores variam de acordo com cada paciente, se possui plano de saúde ou não, onde ele deseja realizar, qual a complexidade da cirurgia, materiais que serão utilizados e profissionais envolvidos. Desse modo, tem pacientes que não pagarão nenhum valor adicional, outros pagarão apenas pelo uso das pinças do robô e outros pagaram o valor cheio. Pacientes que possuem convênios como UNIMED, BRADESCO, AMIL, SULAMERICA, OMINT podem possuir facilidades para redução de custos. E os particulares, também sempre orçamos as melhores condições para nossos pacientes. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato que iremos orientar.

Quais os passos da cirurgia?

O pré-operatório

A avaliação pré-operatória não é nada complexa. Assim como qualquer cirurgia, habitualmente solicitamos exames laboratoriais de sangue, exames de imagem do tórax, e uma avaliação cardiológica minuciosa para segurança anestésica.
Nas horas que antecedem a cirurgia o paciente é devidamente preparado e todas as orientações são repassadas. Após a entrada no Centro Cirúrgico o paciente é conduzido a sala de operação e já com toda estrutura preparada, é realizada a sedação e anestesia. O paciente é devidamente posicionado para o acesso ao robô .

O Intra-operatório

A cirurgia sempre transcorre com um ou mais membros da equipe (1º/2º auxiliares) – e uma instrumentadora treinada que ficam o tempo todo paramentados (roupas estéreis) ao lado do paciente para auxiliar durante o ato operatório. O cirurgião principal fica a cerca de 2-3 metros sentado em um console onde ele tem o absoluto controle da sala operatória, contato direto com o anestesista, bem como dos movimentos do robô, que vale lembrar, não possui nenhum automatismo ou inteligência artificial.

O Pós-operatório

O pós operatório apresentará algumas peculiaridades a depender da cirurgia realizada. Para as cirurgias urológicas, os pacientes em sua grande maioria seguirão para a sala de recuperação anestésica e depois para o quarto junto de seus familiares.

A alta hospitalar será orientada pela equipe assim que as condições clínicas estiverem plenas, todas as recomendações e cuidados especiais serão rigorosamente repassados ao paciente e familiares pelo médico assistente.

Cirurgia Robótica para Tratamento de Câncer de Próstata

A cirurgia robótica para o câncer de próstata é uma evolução da cirurgia videolaparoscópica.  Com ela, é possível realizar a prostatectomia radical (remoção completa da próstata e vesículas seminais) e reduzir significativamente os riscos e complicações.

Os médicos cirurgiões comandam tudo através de um console com tela de alta definição e controles específicos. A grande vantagem é que as pinças robóticas são mais estáveis e conseguem realizar movimentos impossíveis para mãos humanas.

Abrir WhatsApp
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?